JellyPages.com

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Consultas Médicas de Janeiro

Ontem e hoje foi dia de revisões mensais na Endócrino e na Gineco...
Na Dra Vanessa, tudo em ordem, minhas anotações diárias (que saco, e pensar que eupedia isso pros pacientes) e controle diário da glicose, estão ótimos... Mas devo continuar fazendo o controle, para evitar alguma surpresa...
Me solicitou um novo controle laboratorial da glicose e hb glicosada, e só.
Mês que vem terei de tomar a gosma doce, ninguem merece, mas fazer o que...???
Dra Sandra, hoje, também, tudo ótimo, adorou saber que são duas princesinhas e me adiantou o que serão os próximos exames, alguns que não fiz na gravidez do Biel.
Achou bom o tamanho da meninas, e começamos os acertos para o parto, já que ela irá viajar entre 20 e 30/06, muito próximo a data limite pra eu ganhar, se conseguir ir até la...
Também conversamos sobre o fato da UNIMED não estar querendo liberar a laqueadura junto do parto, e vimos opçoes, das quais me tranquilizou um pouco...
Em ambas as médicas, aumentei 2 kg, o limite pra gestação gemelar, nao tomei pitos, mas sei melhor que ninguem que tenho que cuidar, mesmo sabendo e fazendo a dietinha bem bonitinha. Na verdade os lugares que sinto aumentados são barriga/cintura e seios, o resto parece igual.
Mas ja sinto bastante cansaço nas atividades diárias, o que pra mim é estranho, pois na gravidez do Biel eu tinha pique pra subir os 4 andares do ap onde morávamos até o final tranquilo...
Agora o simples fato de comer (e nao é nada exagerado) ja me deixa com a barriga enorme e hiper cansada.
Quem também voltou, foi meu sono, depois de + de um ano de insonia... Ja era-se tempo...
Os enjoos diminuiram, mas os matinais continuam...
Enxaqueca também tem me acompanhado na ultima semana, fiquei com medo de pré-eclampsia, mas medindo a pressao estava baixa demais, o que, segundo a Dra Sandra, pode ser uma das causas..
Por hoje era isso...
:)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

17ª Semana - 5º Mês Lunar



O comprimento dos bebês varia de 11 a 14cm e pesam entre 170 e 180g. O sistema circulatório está em pleno movimento, assim como as camadas de gordura (tecido adiposo), muito importante para o controle da temperatura e metabolismo do corpo. Os bebês já se movimentam bastante, já tocam o cordão umbilical, colocam o dedo na boca e bocejam.

Na gravidez múltipla, geralmente entre as semanas 17 e 20, os enjôos tendem a parar e a sua gravidez começa a ficar mais tranqüila. Por conta do desconforto dos enjôos, algumas mulheres perdem o apetite sexual, mas agora começa um período mais tranqüilo, importante também para a relação sexual, que deve ser normal, a não ser que seu médico tenha lhe recomendado abstinência.

Dica: Meias de Compressão previnem varizes na gravidez

A Descoberta dos Sexos

Então, chegou o tão esperado sábado (passado).
A semana passou rápido, formatura na sexta (finalmente as gurias puderam ver que tem sim uma barriga aqui), e insônia + ansiedade de sexta pra sábado.
Levamos o Biel junto, o exame atrasou um pouco, pra ajudar minha agonia.
A médica era outra, não a que me acompanhou durante a gestação do Gabriel, mas o perfil e local eram os mesmos, o que me fez sentir a vontade.
Chegou falante, brincando, e que finalmente iríamos saber os sexos dos bebês, toda faceira, como todos que sabem, quando se trata de gêmeos.
Analisando a eco anterior, os tais “tracinhos”, ela mencionou que um deles, realmente parecia menina, mas o outro tubérculo (sim, o tracinho tem nome), tava grande para dar certeza de ser outra menina...
Beleza, vamos lá então, melecar o barrigão com gel, e ver ou esperar ver algo...
Primeiro bebê: Bingo! Confirmada! Uma pererequinha! É a bebêzinha da esquerda, já sabemos que será a primeira a nascer, já que como a placenta está fixada ao útero, não corremos o risco delas ficarem brincando de pula-pula, pra nos enganar com qual estamos falando...
Segundo bebê: Rápido e fácil: Outra gatinha!
Ambas com 17 cm (achei grande comparado com os tamanhos que leio por aí), 156 e 164 gramas cada. Percentil 50.
Tudo perfeitinho, órgãos bem formados, batimentos cardíacos normalíssimos.
Agora posso confessar...
No início, eu só pensava que seriam meninos, por estar acostumada com a função do Biel, e a tentar visualizar a bagunça que seria a casa com 3 meninos jogando bola na minha sala (medo!!!).
Ao contrário do Rafa, que queria um casal, eu preferia que fossem do mesmo sexo, pois mesmo a idade entre elas e o manão sendo próximas, acho que gera uma cumplicidade maior por serem de idade e sexos iguais.
Mas depois da eco anterior, onde surgiu a possibilidade de serem duas guriazinhas, meu lado mulherzinha, de querer enfeitar, ter confidentes, etc, começou a pulsar em meu coração...
Fora o fato de ter sintomas muito diferentes/mais intensos que na gravidez do meu principezinho.
Realmente, fiquei em êxtase, felicíssima!
Mesmo tendo a confirmação que não serão idênticas, pois pela primeira eco constava que ovulei 2x mesmo, vai ser o máximo.
As vovós, estão com a boca na orelha, embora não dissessem abertamente, sabíamos da preferência...
Eu, agora to na fase de pensar nos detalhes do mundo cor de rosa que tomará conta de mim, de poder entrar nas lojas e olhar todo o 85% lado das meninas + os 15% do Biel, pensar no chá de fralda, na logística de readequar os quartos, de batermos o martelo pros nomes, etc.

:)

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Coisinhas Sobre a Gestaçao Gemelar


Como vou saber se estou grávida de gêmeos?

Alguns sinais são: 

• ter engordado muito 
• o útero estar grande demais em relação à data prevista para o parto 
• forte náusea e vômitos 

A única forma certa de confirmar uma gravidez múltipla é através de um exame de ultra-som. É até possível visualizar gêmeos em um teste realizado por volta de 6 semanas de gravidez, porém há o risco de um dos bebês ainda não ser visto nesse estágio tão inicial. 

Não é incomum também que gêmeos sejam concebidos, mas que apenas uma das crianças acabe se desenvolvendo, e a mãe nem venha a saber que chegou a ter mais de um bebê na barriga. 


A gravidez de gêmeos faz a mulher se sentir diferente?

Descobrir que se espera mais de um bebê pode ser um choque para muitos pais e mães, e às vezes leva algum tempo para que se acostumem à idéia. 

Muitas mulheres ficam nervosas e até assustadas com a perspectiva de cuidar de dois bebês (ou mais) ao mesmo tempo, além de temer possíveis complicações durante a gravidez ou o parto. Mas a experiência dos obstetras diz que o medo logo é substituído pela alegria pela gestação especial. 

À medida que os bebês se desenvolvem, ocansaço logo aparece, e é essencial ter um tempinho para descansar e recuperar a energia. 

O fato de as grávidas de mais de um bebê engordarem mais durante a gravidez que gestantes que esperam um filho só não contribui para o bem-estar emocional da futura mãe. Para segurar a ansiedade, o melhor caminho é ser se informar bastante sobre os aspectos médicos de uma gestação desse tipo. 

É bom saber, por exemplo, que apesar de ascesarianas serem mais comuns no caso de gêmeos, muitas mulheres conseguem dar à luz com parto normal. 


Os sintomas da gravidez são piores quando se espera mais de um bebê?

É possível que alguns sintomas comuns de qualquer gravidez fiquem mais exacerbados, o que não quer dizer que isso ocorra com todo mundo que espera gêmeos. 

Náusea e vômitos podem ficar piores devido aos níveis mais altos do hormônio da gravidez no corpo, a gonadotrofina coriônica humana (hCG), que provoca aquele famoso enjôo da manhã -- ou do dia inteiro. 

Na fase inicial da gestação, a taxa elevada de progesterona também pode causar falta de ar e, com os passar dos meses, essa sensação fica mais forte por causa da pressão dos bebês sobre o diafragma. 

Prisão de ventre ou gases provavelmente vão dar as caras, mesmo para quem nunca sofreu com esse tipo de incômodo antes. 

Nos meses finais da gravidez, o peso extra acumulado acaba afetando os músculos e levando, em algumas mulheres, a dores nas costas. 

Procure se alimentar com comidas ricas em ferro, como carnes magras e verduras escuras, e converse com o obstetra sobre suplementos de ferro para evitar a anemia, também mais comum de ocorrer em quem está grávida de gêmeos. 

Durante a gestação, o volume de sangue aumenta (ainda mais no caso de gestação gemelar), tornando-o mais diluído e com uma menor contagem de glóbulos vermelhos, as células que transportam oxigênio. No caso da anemia, a quantidade dessas células diminui consideravelmente, provocando, entre outros sintomas, um cansaço absurdo e uma total falta de energia. 


Soube que vou ter gêmeos. Isso significa que engordarei bem mais?

Tudo depende do peso que você tinha antes de engravidar. Se estava abaixo do peso, vai ter que engordar mais, mas, se estava acima, não. 

As gestantes têm que engordar o suficiente para manter os bebês saudáveis e bem alimentados. É especialmente importante ganhar peso no início da gravidez, quando as crianças estão se desenvolvendo rápido e você ainda tem espaço no estômago para comer mais. 

Procure manter uma dieta equilibrada para que você e os bebês recebam todos osnutrientes de que precisam. Lembre-se de que gravidez não é hora de fazer regime. 

Use nossa calculadora do ganho de peso na gravidez para obter uma estimativa de quantos quilos você vai engordar esperando gêmeos. 



O pré-natal para gêmeos ou trigêmeos é diferente?

Esse tipo de gestação é considerado de mais risco, por isso as grávidas fazem mais ultra-sons, a fim de verificar como os bebês estão posicionados no útero, como estão crescendo ou se há algum tipo de complicação que deve ser monitorada e tratada. 

Nas consultas médicas, também mais frequentes, o obstetra vai acompanhar atentamente a pressão arterial, já que há mais risco de pressão alta, pré-eclâmpsia ediabete gestacional. 

Para mais informações, leia nosso artigo sobre os cuidados especiais na gravidez de gêmeos. 


Devo mudar meu dia-a-dia por estar esperando gêmeos?

Toda mulher grávida precisa descansar e se poupar ao máximo, o que é especialmente importante no caso de uma gestação gemelar. 

Tente simplificar sua vida antes da chegada das crianças, e aceite toda a ajuda que amigos e família queiram dar -- e se não oferecerem, peça! Se já tiver outros filhos, veja se não é o caso de estender as horas na escolinha ou até contratar uma babá. E, sempre que eles forem tirar uma soneca, se você estiver em casa, aproveite para dormir um pouco também. Descansar tem que virar prioridade para você. 

Caso trabalhe, considere iniciar a licença-maternidade mais cedo, já que carregar gêmeos na barriga é trabalho duro por si só, e partos prematuros acabam ocorrendo em cerca de metade das vezes. Cuide de você acima de tudo, para que possa ter forças e estar bem após o nascimento dos bebês. 

"O repouso no fim da gravidez gemelar pode evitar que os bebês nasçam antes, e assim eles precisam ficar menos tempo no hospital. Portanto a licença precoce vale muito a pena nesses casos", diz a obstetra Eleonora Fonseca, do conselho médico do BabyCenter.. 

Procure conhecer outras mães de gêmeos, para se familiarizar com o que vem pela frente e pedir dicas de como lidar com o estresse físico e mental da situação. Às vezes, só de saber que tudo o que você está sentindo é perfeitamente normal e já aconteceu com outras pessoas, seu astral vai melhorar. 



Quais os sinais de que há alguma coisa errada?

Como em qualquer gestação, fique atenta a qualquer sintoma diferente. Confie nos seus instintos e, se não tem certeza se algo é "normal" ou não, ligue para seu médico, que está mais do que acostumado a diferenciar ansiedade de futuras mamães de problemas de fato. 

Partos prematuros, ou seja, antes de 37 semanas, acontecem em cerca de metade das gestações múltiplas. Contate o obstetra se achar que está em trabalho de parto ou peça para alguém levá-la direto para o hospital e fale com ele no caminho. 

Outro problema mais comum em gestantes que esperam mais de um bebê é a pré-eclâmpsia, uma complicação que precisa de cuidados médicos imediatos. A pré-eclâmpsia é detectada através de medição da pressão arterial e exames de urina, mas os sintomas incluem: 

• forte dor de cabeça 
• visão embaçada ou com "luzes" piscando diante dos olhos 
• dor na parte superior do abdome 
• vômitos 
• inchaço repentino de pés, tornozelos, rosto e mãos, além de ganho de peso excessivo e rápido por causa de retenção de líquidos. 





segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

16 Semanas - 4• Mês Lunar


16ª Semana  - 4º Mês Lunar
O comprimento dos bebês varia de 10 a 12cm e pesam entre 150 a 165g. Na ultrassonografia já é possível verificar se os rins, estômago e bexiga estão em forma, dimensões e aparência normais. É possível visualizar os três vasos do cordão umbilical. As faces dos bebês estão totalmente formadas. O comprimento do fêmur e úmero é praticamente igual, aproximadamente 21mm. A pele é muito fina, na ultrassonografia são facilmente visualizados os ossos.
Através do ultra-som, é possível distinguir o sexo do bebê. Nesta semana, são raros os casos que devido a posição dos bebês não seja possível identificar os sexos. Ao fazer o exame de ultrassonografia, procure por médicos que tenham especialidade em Medicina Fetal, eles terão olhos mais treinados e paciência para identificar o sexo dos bebês.
Caso sinta tipo um formigamento em determinado local da barriga, você pode estar sentindo os movimentos dos bebês. O movimento é muito leve, mas já é perceptível para algumas mamães.
Dica: Providencie Sutiã para Gestante

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Isso Muda Tudo Que Sabíamos



Os gêmeos são Bivitelinos ou Univitelinos?

É necessário cautela ao afirmar que os gêmeos são idênticos ou não. Até um tempo atrás esta afirmação era feita a partir da quantidade de placentas formadas. Mas está comprovado, os gêmeos univitelinos também podem ter placentas separadas.
Em torno de 10 a 15% dos gêmeos univitelinos não compartilham a mesma placenta. Os gêmeos univitelinos são formados quando um único óvulo, fecundado por um único espermatozóide sofre posteriormente uma divisão. Se esta divisão ocorrer no 5º dia após a fecundação, cada feto terá placenta próprio. Se a divisão ocorrer entre o 5º e o 7º terão apenas uma placenta, mas sacos amnióticos distintos, e se a divisão ocorrer após o 8º dia eles terão uma única placenta e saco amniótico.
Mas infelizmente, por falta de atualização, alguns médicos não informam e nem sabem desta possibilidade.
Considerando que 1/3 das gestações gemelares são univitelinas (33 para cada 100 gestação gemelar), e que em torno de 10 a 15% das gestações univitelinas não compartilham a placenta, podemos deduzir que 3 a 5 das 33 gestações univitelinas são gerados em duas placentas.
Mas diante esta informação, como afirmar se os gêmeos são univitelinos ou bivitelinos? Não é possível fazer esta distinção em 100% das gestações gemelares, em alguns casos esta afirmação será feita apenas com teste de DNA.
Os casos que podemos afirmar biologicamente que são Bi ou Univitelinos ainda durante a gestação, são:
  1. Se tiver apenas uma Placenta serão obrigatoriamente Univitelinos, mesma possuindo dois sacos amnióticos;
  2. Se tiver duas placentas e os sexos forem diferentes serão Bivitelinos;
Nos demais casos, apenas após o nascimento será possível a confirmação entre Univitelino ou Bivitelino. Se os bebês forem gerados em placentas diferentes, for do mesmo sexo e após o nascimento apresentarem diferenças nítidas, provavelmente são Bivitelinos, mas se forem idênticos, provavelmente são univitelinos. A confirmação pode ser feita através do teste de DNA.
Diante este fato, os pais que afirmam que os filhos são Bivitelinos idênticos, estão enganados, pois os Bivitelinos possuem carga genética diferente, neste caso os gêmeos podem ser univitelinos ou apenas parecidos.

 


15 Semanas - 4• Mês Lunar




Os bebês devem estar medindo entre 9 e 10cm. Eles já movimentam os braços, abrem e fecham as mãos e se movem bastante no líquido amniótico. Os ossos dos bebês estão agora retendo bastante cálcio. Apesar dos olhos estarem fechados, eles já são sensíveis à luz.

Para a gestante, a posição de dormir pode tornar um incomodo. Vai ser inevitável aprender a deitar de lado. Nesta posição, procure deitar no seu lado esquerdo, é melhor para a circulação sanguínea, facilita o funcionamento dos rins e os bebês recebem melhor os nutrientes.

Dica: Providencie Almofada para barriga

Fonte: gravidezdegemeos.com

sábado, 5 de janeiro de 2013

A Reação das Pessoas



Caramba, como é engraçado, curioso, stressante, emocionante, entre outras coisas se estar grávida.
Confesso na na gravidez do Biel, eu era mais relax, e mais bobona, e babona com a barriga.
Talvez por ter sido uma situação toda diferente e menos supreendente que dessa vez.
Mas a gente escuta cada coisa, que se é uma pessoa mais stressada (e olha que eu sou e meus hormonios no primeiro trimestre estavam em ebulição), ou começaria a chorar ou mandaria um/uns longe.
Felizmente, desde a gravidez do Biel, eu meio que criei uma redoma, e tento me proteger nela e nao dar ouvidos a tudo que dizem. Simplesmente boto na minha cabeça que vai dar tudo certo, que vou levar a gestação até o fim e trabalhando, tudo com a maior saúde e perfeição, e é assim que espero que seja dessa vez também.

Frases mais ouvidas e a resposta tolerancia zero que deveria ser dada, mas como sou educadinha, só penso e dou risada depois...

- Nossa, gêmeos? Tu é tao pequena, onde vão caber? (Dá vontade de responder, juro)
- Tu AINDA consegue caminhar? (Essa eu respondi, não, vou rolando, espera que logo to aí)
- Tu não vai muito longe né? (parece que vou morrer), logo vai ter que se afastar do trabalho
- Meu Deus, tu vai surtar com 3 crianças pequenas em casa (vou surtar ouvindo esses absurdos)
- Já pensou em largar o emprego e abrir uma creche? (já, e tu, ja pensou em fechar a boca?)
- Tu vai precisar de muita fralda e leite em pó hein (sério, tinha pensando em mudar para um sitio, comprar uma vaca e por os bebês peladinhos num chiqueirinho)
- Tu vai envelhecer/embarangar uns 10 anos (é, ja estou fazendo um pacote "a prestação" com o Dr Hollywood).
- Como tu vai sair com os 3 (amarrados numa corda, e ja compramos uma Kombi)

E por aí vai, sem falar nas sugestões de nomes, críticas aos que escolhemos, chutes dos sexos, espiadas pra ver se a barriga ja ta enorme, enfim... Entendo tudo isso, entendo a curiosidade, mas talvez por não ser uma atitude minha querer impor minha vontade às pessoas e tentar nao invadir a privacidade, acho que em certos momentos fica até meio agressivo. É aquela coisa, quer dar pitaco, tenha o próprio filho.

E olha que nem começou a barriga aparecer, ai sim, vem gente que tu nunca viu querer se abraçar na pança, como se fosse amuleto para ganhar na mega sena...hhehe

Mas tranquilo, já estou relaxando e tentando levar na boa, afinal, sei que é um momento especial e as pessoas gostam de ter barrigudas por perto.

Ao mesmo tempo, tem as pessoas que vem te motivar, dizendo, puxa, que legal, vão ser criados juntos, vao ser super unidos; vcs vao passar o trabalho todo de uma vez (embora eu nao ache maternidade um trabalho, talvez um prazer meio cansativo as vezes); bah, ter gêmeos é uma dádiva de Deus, ainda mais nas condiçoes que vocês engravidaram (concordo plenamente); acho lindo aqueles carrinhos de gêmeos; tive gemeas e foi bem tranquilo, é só nao se apavorar com o que dizem; oba, quero ajudar a cuidar; e por aí vai... Sem falar na alegria da família e dos amigos verdadeiros, que sabemos que estão tão felizes quanto nós.

Agora é curtir a pança e esperar junho chegar pra que eles/elas cheguem com muita saúde!
:)



Cuidadinhos com a Barriga - Por Dentro e por Fora



Bem, eu nao sou a pessoa mais regrada do mundo para uso de cosméticos.
Em geral, compro, me empolgo e acabo parando de usar.
Mas na gravidez do Biel, eu era a perfeição, passava creminho na barriga, nos seios, duas vezes por dia, religiosamente.
Talvez por isso tenha tido bons resultados, em especial nos seios, que não apresentaram qualquer complicação para a amamentação.
Já a barriga, pro meu azar, no último mês, surgiram duas estrias, mesmo usando Gerare desde a descoberta da gravidez. Mas acredito que nao seja por falha do creme, e sim pelo aumento brusco que tive no final, em função do excesso de liquido amniótico.
Dessa vez, resolvi mudar o creme, da barriga, a Dra Sandra indicou o Gerare e outros, mas acabei comprando o que a Dermanto também indicou, e por ser indicado pelas duas, resolvi arriscar: o Hydramamy.
Mas a grande descoberta, que tem me deixado lambusada (mesmo odiando passar cremes e óleos) é a linha para gestantes do Boticário, que na época do Biel nao existia: Mamie Bella.
Ganhei de aniversário da minha amiga Simone e estou viciada...
O perfume do óleo é simplesmente maravilhoso, fica no corpo o dia inteiro, e o principal, não me deixou enjoada ( o da colonia nao achei muito parecido, por isso não comprei).
Hoje, aproveitendo a ida no shopping e uma promoção, aumentei o estoque e comprei o creme para barriga também.
Também, desde a última consulta, como já havia fechado o 1º trimestre, estava na hora de substituir o Ácido Fólico pelo Complexo Vitaminico, voltei a tomar o Materna.
Esse negócio de vitamina me deixa com receio, pois sei que o complexo B dá uma fome do cão, o que talvez explique minha mudança de apetite na última semana.
Sem falar que "tomar ferro todo dia" (só alguns entenderão a piada), além de fazer o xixi sair verde, deixa o intestino mais lento, o que exige reforçar as fibras na dieta.
Por hoje, era isso.
:)

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A Gemelaridade



Uma das primeiras perguntas que nos fazem, e a primeira que a primeira ecografista fez, foi sobre histórico de gêmeos na família.
Primeiramente, até cogitamos ser por parte da família do Rafa, mas após algumas leituras, concluímos que a culpa é toda minha... Ele será culpado pelo sexo das crianças...
:)
Segundo lemos, a gemelaridade se dá por linhagem relativamente direta e especialmente, de mãe pra filha, ou seja, a mãe do Rafa poderia ser gêmea, mas ele nao teria predisposição a termos, porém, se tivessemos uma filha, essa sim herdaria a dupla chance de filhos na mesma gestação.
Confesso que no início fiquei meio em choque, e quem foi pesquisar mais a respeito da novidade, foi o papai...
Algumas descobertas, ou observações também feitas pela médica, incluem:
São bivitelinos, ou fraternos, como o papai prefere chamar... Ou seja, não serão idênticos... (Aí as pessoas pensam/dizem: ai que pena, acho tão bonitinho...).
Levando-se em consideração meu principal medo, da qualidade da minha gestação e da deles(as), achei isso ótimo, pois sendo dizigóticos (aí vem a culpa minha, pois ovulei duas vezes... bendito ovário solitário que quis mostrar serviço), e no meu caso, felizmente, tem duas placentas separadas (na ultima eco estava uma pra cada lado), o que permite que eles não precisem dividir o alimento, grande problema dos univitelinos..entre outros, como Síndrome de Transfusão Feto-Fetal...
Outra curiosidade, é que mesmo sendo óvulos e espermatozóides diferentes, apenas 33,3% são de sexos diferentes... (eu achava que era o oposto)...
Tem vários outros detalhes, que conto depois ou quando for descobrindo.
:)