JellyPages.com

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Isso Muda Tudo Que Sabíamos



Os gêmeos são Bivitelinos ou Univitelinos?

É necessário cautela ao afirmar que os gêmeos são idênticos ou não. Até um tempo atrás esta afirmação era feita a partir da quantidade de placentas formadas. Mas está comprovado, os gêmeos univitelinos também podem ter placentas separadas.
Em torno de 10 a 15% dos gêmeos univitelinos não compartilham a mesma placenta. Os gêmeos univitelinos são formados quando um único óvulo, fecundado por um único espermatozóide sofre posteriormente uma divisão. Se esta divisão ocorrer no 5º dia após a fecundação, cada feto terá placenta próprio. Se a divisão ocorrer entre o 5º e o 7º terão apenas uma placenta, mas sacos amnióticos distintos, e se a divisão ocorrer após o 8º dia eles terão uma única placenta e saco amniótico.
Mas infelizmente, por falta de atualização, alguns médicos não informam e nem sabem desta possibilidade.
Considerando que 1/3 das gestações gemelares são univitelinas (33 para cada 100 gestação gemelar), e que em torno de 10 a 15% das gestações univitelinas não compartilham a placenta, podemos deduzir que 3 a 5 das 33 gestações univitelinas são gerados em duas placentas.
Mas diante esta informação, como afirmar se os gêmeos são univitelinos ou bivitelinos? Não é possível fazer esta distinção em 100% das gestações gemelares, em alguns casos esta afirmação será feita apenas com teste de DNA.
Os casos que podemos afirmar biologicamente que são Bi ou Univitelinos ainda durante a gestação, são:
  1. Se tiver apenas uma Placenta serão obrigatoriamente Univitelinos, mesma possuindo dois sacos amnióticos;
  2. Se tiver duas placentas e os sexos forem diferentes serão Bivitelinos;
Nos demais casos, apenas após o nascimento será possível a confirmação entre Univitelino ou Bivitelino. Se os bebês forem gerados em placentas diferentes, for do mesmo sexo e após o nascimento apresentarem diferenças nítidas, provavelmente são Bivitelinos, mas se forem idênticos, provavelmente são univitelinos. A confirmação pode ser feita através do teste de DNA.
Diante este fato, os pais que afirmam que os filhos são Bivitelinos idênticos, estão enganados, pois os Bivitelinos possuem carga genética diferente, neste caso os gêmeos podem ser univitelinos ou apenas parecidos.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário