JellyPages.com

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Coisinhas Sobre a Gestaçao Gemelar


Como vou saber se estou grávida de gêmeos?

Alguns sinais são: 

• ter engordado muito 
• o útero estar grande demais em relação à data prevista para o parto 
• forte náusea e vômitos 

A única forma certa de confirmar uma gravidez múltipla é através de um exame de ultra-som. É até possível visualizar gêmeos em um teste realizado por volta de 6 semanas de gravidez, porém há o risco de um dos bebês ainda não ser visto nesse estágio tão inicial. 

Não é incomum também que gêmeos sejam concebidos, mas que apenas uma das crianças acabe se desenvolvendo, e a mãe nem venha a saber que chegou a ter mais de um bebê na barriga. 


A gravidez de gêmeos faz a mulher se sentir diferente?

Descobrir que se espera mais de um bebê pode ser um choque para muitos pais e mães, e às vezes leva algum tempo para que se acostumem à idéia. 

Muitas mulheres ficam nervosas e até assustadas com a perspectiva de cuidar de dois bebês (ou mais) ao mesmo tempo, além de temer possíveis complicações durante a gravidez ou o parto. Mas a experiência dos obstetras diz que o medo logo é substituído pela alegria pela gestação especial. 

À medida que os bebês se desenvolvem, ocansaço logo aparece, e é essencial ter um tempinho para descansar e recuperar a energia. 

O fato de as grávidas de mais de um bebê engordarem mais durante a gravidez que gestantes que esperam um filho só não contribui para o bem-estar emocional da futura mãe. Para segurar a ansiedade, o melhor caminho é ser se informar bastante sobre os aspectos médicos de uma gestação desse tipo. 

É bom saber, por exemplo, que apesar de ascesarianas serem mais comuns no caso de gêmeos, muitas mulheres conseguem dar à luz com parto normal. 


Os sintomas da gravidez são piores quando se espera mais de um bebê?

É possível que alguns sintomas comuns de qualquer gravidez fiquem mais exacerbados, o que não quer dizer que isso ocorra com todo mundo que espera gêmeos. 

Náusea e vômitos podem ficar piores devido aos níveis mais altos do hormônio da gravidez no corpo, a gonadotrofina coriônica humana (hCG), que provoca aquele famoso enjôo da manhã -- ou do dia inteiro. 

Na fase inicial da gestação, a taxa elevada de progesterona também pode causar falta de ar e, com os passar dos meses, essa sensação fica mais forte por causa da pressão dos bebês sobre o diafragma. 

Prisão de ventre ou gases provavelmente vão dar as caras, mesmo para quem nunca sofreu com esse tipo de incômodo antes. 

Nos meses finais da gravidez, o peso extra acumulado acaba afetando os músculos e levando, em algumas mulheres, a dores nas costas. 

Procure se alimentar com comidas ricas em ferro, como carnes magras e verduras escuras, e converse com o obstetra sobre suplementos de ferro para evitar a anemia, também mais comum de ocorrer em quem está grávida de gêmeos. 

Durante a gestação, o volume de sangue aumenta (ainda mais no caso de gestação gemelar), tornando-o mais diluído e com uma menor contagem de glóbulos vermelhos, as células que transportam oxigênio. No caso da anemia, a quantidade dessas células diminui consideravelmente, provocando, entre outros sintomas, um cansaço absurdo e uma total falta de energia. 


Soube que vou ter gêmeos. Isso significa que engordarei bem mais?

Tudo depende do peso que você tinha antes de engravidar. Se estava abaixo do peso, vai ter que engordar mais, mas, se estava acima, não. 

As gestantes têm que engordar o suficiente para manter os bebês saudáveis e bem alimentados. É especialmente importante ganhar peso no início da gravidez, quando as crianças estão se desenvolvendo rápido e você ainda tem espaço no estômago para comer mais. 

Procure manter uma dieta equilibrada para que você e os bebês recebam todos osnutrientes de que precisam. Lembre-se de que gravidez não é hora de fazer regime. 

Use nossa calculadora do ganho de peso na gravidez para obter uma estimativa de quantos quilos você vai engordar esperando gêmeos. 



O pré-natal para gêmeos ou trigêmeos é diferente?

Esse tipo de gestação é considerado de mais risco, por isso as grávidas fazem mais ultra-sons, a fim de verificar como os bebês estão posicionados no útero, como estão crescendo ou se há algum tipo de complicação que deve ser monitorada e tratada. 

Nas consultas médicas, também mais frequentes, o obstetra vai acompanhar atentamente a pressão arterial, já que há mais risco de pressão alta, pré-eclâmpsia ediabete gestacional. 

Para mais informações, leia nosso artigo sobre os cuidados especiais na gravidez de gêmeos. 


Devo mudar meu dia-a-dia por estar esperando gêmeos?

Toda mulher grávida precisa descansar e se poupar ao máximo, o que é especialmente importante no caso de uma gestação gemelar. 

Tente simplificar sua vida antes da chegada das crianças, e aceite toda a ajuda que amigos e família queiram dar -- e se não oferecerem, peça! Se já tiver outros filhos, veja se não é o caso de estender as horas na escolinha ou até contratar uma babá. E, sempre que eles forem tirar uma soneca, se você estiver em casa, aproveite para dormir um pouco também. Descansar tem que virar prioridade para você. 

Caso trabalhe, considere iniciar a licença-maternidade mais cedo, já que carregar gêmeos na barriga é trabalho duro por si só, e partos prematuros acabam ocorrendo em cerca de metade das vezes. Cuide de você acima de tudo, para que possa ter forças e estar bem após o nascimento dos bebês. 

"O repouso no fim da gravidez gemelar pode evitar que os bebês nasçam antes, e assim eles precisam ficar menos tempo no hospital. Portanto a licença precoce vale muito a pena nesses casos", diz a obstetra Eleonora Fonseca, do conselho médico do BabyCenter.. 

Procure conhecer outras mães de gêmeos, para se familiarizar com o que vem pela frente e pedir dicas de como lidar com o estresse físico e mental da situação. Às vezes, só de saber que tudo o que você está sentindo é perfeitamente normal e já aconteceu com outras pessoas, seu astral vai melhorar. 



Quais os sinais de que há alguma coisa errada?

Como em qualquer gestação, fique atenta a qualquer sintoma diferente. Confie nos seus instintos e, se não tem certeza se algo é "normal" ou não, ligue para seu médico, que está mais do que acostumado a diferenciar ansiedade de futuras mamães de problemas de fato. 

Partos prematuros, ou seja, antes de 37 semanas, acontecem em cerca de metade das gestações múltiplas. Contate o obstetra se achar que está em trabalho de parto ou peça para alguém levá-la direto para o hospital e fale com ele no caminho. 

Outro problema mais comum em gestantes que esperam mais de um bebê é a pré-eclâmpsia, uma complicação que precisa de cuidados médicos imediatos. A pré-eclâmpsia é detectada através de medição da pressão arterial e exames de urina, mas os sintomas incluem: 

• forte dor de cabeça 
• visão embaçada ou com "luzes" piscando diante dos olhos 
• dor na parte superior do abdome 
• vômitos 
• inchaço repentino de pés, tornozelos, rosto e mãos, além de ganho de peso excessivo e rápido por causa de retenção de líquidos. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário